As grandes cidades
estão preocupadas com a poluição visual e diversas ações já foram promovidas
para retirar a publicidade das ruas - como outdoors por exemplo. Começou
pela cidade de São Paulo que colocou em prática o Projeto Cidade Limpa, que
tirou todo tipo de publicidade externa que poluísse a visão da cidade e isso se
expandiu em outras cidades. Brasília foi uma delas que adotou o mesmo método.
Com isso, as
empresas estão adotando outras mídias e outras formas de publicidade para
atingir seus consumidores e a mídia indoor é uma delas.
A procura pela mídia indoor vem
crescendo cada vez mais e a tendência é crescer mais ainda. Os maiores
beneficiados disso tudo ainda foram os jornais e a TV a cabo, mas segundo
estimativas da Associação Brasileira de Mídia Indoor - Abramid, isso está
mudando com o tempo e a mídia indoor está ganhando cada vez mais força no
mercado.
De acordo com o
presidente da Abramid, a mídia indoor, fora do Brasil, já é um produto
convencional. Nos EUA e Europa já faz parte do plano de mídia. Na capital
paulista estão instaladas mais de 100 empresas do ramo - 80% do total
brasileiro e, segundo as previsões, a mídia indoor atingiu de 10% a 12% do bolo
publicitário nacional, até o final de 2010. O potencial de crescimento é enorme
e qualquer estabelecimento que tenha um grande fluxo de pessoas pode ser um
ponto de ativação de mídia.
Juliana Favato
Referências:
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